GERAL

 

·      Não é permitido jogar bitucas de cigarro no chão.

·      Não cantar música que provoque memória eufórica.

·      A má utilização ou quebra de quaisquer objetos ou equipamentos pertencentes à comunidade será ressarcido pelo responsável do residente.

·      As roupas deverão ser lavadas no mesmo dia, não deixando de molho de um dia para o outro; seguindo orientação da equipe.

·      Não é permitido transitar pelas dependências da chácara sem camisa salvo nas atividades esportivas e na laborterapia.

·      Não é permitido qualquer tipo de comércio com objeto de uso pessoal ou “alimentos” (trocar por cigarro).

·      Qualquer solicitação ou pedido deverá ser feito em primeiro lugar para o monitor, ficando sob responsabilidade deste passar para a coordenação.

·      Não é permitido portar dinheiro na comunidade ou objetos de valor como: relógio, anéis, correntes, pulseiras, brincos, piercing, rádios portáteis, etc.

·      Não chamar residentes ou qualquer membro da equipe por apelidos.

·      A comunicação verbal entre todos deve ser feita sempre com respeito, evitando uso de gírias, palavrões, e tom de voz alto.

·      Todos os internos participam de todas as atividades em conjunto com o grupo, caso contrário estará sujeito á avaliação da equipe, A não participação nas atividades pode prolongar o tempo de tratamento se assim for avaliado.

·      Não é permitida a entrada na cozinha sem a devida autorização do responsável.

·      Fumar somente nos locais adequados.

·      O furto de qualquer objeto implicará no desligamento ou reinício do tratamento de acordo com a decisão da equipe junto com a família. No caso de valores consideráveis o mesmo será encaminhado às autoridades competentes.

·      E passível de exclusão imediata ou reinicio do tratamento, o porte de arma de fogo, branca ou de qualquer objeto que venha a colocar em risco a integridade física dos demais internos ou da equipe.

·      A insubordinação será passível de experiência educativa, advertência escrita ou até mesmo a exclusão, dependendo do caso.

·      Se houver quebra de uma das nossas regras básicas de: NÃO SEXO, NÃO DROGAS E NÃO VIOLÊNCIA, a equipe poderá decidir pela exclusão imediata do residente ou o reinício do tratamento.

·      Não é permitido deitar em sofás, bancos, bem como colocar os pés nos mesmos.

·      Não é permitido o uso de desodorante, perfumes ou derivados contendo álcool.

·      Não brincar de mão ou ficar em contato físico exagerado.

·      Os aparelhos de som e tv são de uso comunitário. Deverão ser utilizados conforme orientação da equipe e manuseados pelos monitores.

·      Não será permitido colocar adesivos, fotos e outros no espaço físico da comunidade, bem como fazer símbolos ou desenhos nos móveis, paredes e outros.

·      Respeitar horários das atividades de acordo com o cronograma.

·      Não judiar dos animais.

 

HIGIENE PESSOAL

 

·      O banho é obrigatório e todos devem se manter limpos.

·      Barbear-se periodicamente e manter os cabelos e unhas cortados.

·      Quem utilizar o banheiro deve fechar a porta ao entrar e sair do mesmo.

·      Limpar bem os sapatos, tênis, botas e derivados. Guardar o mesmo no local indicado (sapateira) e não deixar meias dentro dos mesmos.

·      Lavar semanalmente roupas de cama, de banho e pessoal.

·      Cada quarto tem o seu banheiro, utilizar somente o banheiro pertencente ao quarto que você se encontra alojado. (salvo dias de visita)

 

DORMITÓRIO

 

·      Após o horário de dormir não será permitida a saída dos quartos, bem como o silencio deverá ser respeitado.

·      Não é permitido transitar do quarto para o banheiro e vice-versa em trajes íntimos (cuecas ou somente de toalhas).

·      Não é permitido comer qualquer tipo de alimento dentro dos quartos.

·      Não é permitido mexer em guarda roupa alheio.

·      Não é permitida a entrada nos quartos nos horários das atividades, sendo proibida também a entrada em quartos vizinhos.

·      Deixar as camas bem arrumadas.

·      Manter armários bem arrumados e limpos.

·      Não é permitido manter medicamentos nos quartos.

 

REFEITÓRIO

 

·      Nos horários de refeição não será permitido: fumar, sentar à mesa antes de fazer a oração e lavar as mãos, brincadeiras, trajar roupas inadequadas ou sujas.

·      Os horários das refeições (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e chá da noite) deverão ser respeitados, se houver atraso o residente será o último a se servir.

·      Durante este horário deverá manter-se conversas em tom de voz baixo e somente com o residente da própria mesa.

·      Todos deverão aguardar sua vez de se servir de forma organizada se servindo dois por vez.

·      O residente poderá se servir novamente desde que todos já tenham se servido e haja alimentação para todos repetir.

·      Não arrastar cadeiras.

·      Não brincar e nem dar comida aos animais.

 

LABORTERAPIA

 

·      Não será permitido que o residente saia do seu local de trabalho sem a autorização do monitor.

·      O trabalho que for passado deverá ser feito e se os monitores avaliarem que há a necessidade de executar outro serviço terão autonomia para substituir qualquer um de atividade.

·      Não será permitida a utilização de nenhum aparelho eletrônico durante a laborterapia.

 

VISITAS/LIGAÇÕES

 

·      Todo residente tem direito a uma visita mensal que ocorre sempre no segundo sábado de cada mês (podendo ser alterado essa data se houver necessidade), sendo que só receberá visita depois de 15 dias de internado e boa disciplina. Podendo a primeira visita ser individual se avaliado pela equipe.

·      Ligações telefônicas serão pré-agendadas e será entregue um cronograma de ligações para cada família durante a visita.

·      O residente terá 10min de ligação podendo ser dividido em duas partes de 5min cada.

·      Todas as ligações são monitoradas.

 

O DESCUMPRIMENTO DE QUALQUER NORMA IMPLICARÁ EM ADVERTÊNCIA E/OU EXPERIÊNCIA EDUCATIVA.

CONFORME A GRAVIDADE DA OCORRÊNCIA A EQUIPE PODERÁ DETERMINAR A EXCLUSÃO IMEDIATA DO RESIDENTE.

 

NOVAS REGRAS 

22/06/2015

* FUMÓDROMO – ficarão definidos apenas 02 (dois) locais onde será permitido o consumo de cigarro dentro da Comunidade. Desta forma fica terminantemente PROIBIDO FUMAR em qualquer outro espaço da Comunidade. Regra esta que deverá ser respeitada por residentes, funcionários, colaboradores e visitantes.

Ficará também proibido o porte de isqueiro pelos residentes, pois terá isqueiros disponíveis no espaço específico para fumantes.

* REUNIÕES – em respeito aos não fumantes, todos estão proibidos de fumar em qualquer reunião.

* CRONOGRAMA – ficara estabelecido um cronograma de atividades, todos os horários deveram ser respeitados, inclusive distribuição de medicamentos e reuniões. Salvo exceção por motivos excepcionais, e previamente comunicado.

* MEDICAMENTOS : Só poderão ser ministrados os medicamentos prescritos em sua devida dosagem e horário, qualquer alteração o médico deverá ser consultado.

* ALMOÇO – horário de descanso dos residentes é até 13:45, os monitores devem chamar todos os residentes, se necessário individualmente, caso o residente se recuse a levantar o mesmo deverá ser encaminhado à coordenação. (não apenas comunicar que tal residente não levantou, e sim conduzir o residente até a coordenação).

* DISCIPLINA - os residentes que descumprirem qualquer regra da Comunidade, serão privados de desfrutar de benefícios extras oferecidos, tais como: esportes e televisão, por tempo a ser determinado pela equipe técnica. Em caso de comportamentos que afetem o bem-estar de outros residentes e ou colaboradores, o residente só será liberado a participar novamente após realizar reparação direta a todo Grupo.

* CODIGO DE ÉTICA – será estabelecido um código de ética profissional, o descumprimento de qualquer uma das regras será passível de advertência por escrito, a reincidência será informada à Direção que, por sua vez, tomará as providências que julgar cabíveis.Tal comportamento poderá ser passível de desligamento do quadro de colaboradores.

* LABORTERAPIA – em sábados alternados será feito um mutirão de limpeza na casa. (tirar todos os colchões, roupas, etc, para tomar sol; lavar a casa, inclusive paredes e janelas; passar desinfetante dentro dos guarda roupas; limpar ventiladores; etc).

* ANIMAIS – proibido a entrada dos animais na casa, se for visto dentro da casa, deverá ser colocado para fora assim também não deverá fornecer qualquer tipo de alimento para os animais fora das refeições deles.

* JOGOS – só serão permitidos os jogos nos finais de semana, a serem liberados pela coordenação da Comunidade.

* CELULAR – Para Monitores , só será permitido o uso após as 19:00hs. Caso seja necessário o uso dentro do horário de trabalho, o mesmo terá que ser feito dentro do escritório mediante autorização da Coordenação.

Para Coordenadores, sua (s) linhas particulares só serão permitidas no horário de almoço dentro do escritório. Para assuntos relacionados à Comunidade deverão ser utilizados as linhas fixa e móvel da mesma, durante todo o dia e noite.

Colaboradores como Psicólogos, Terapeutas e Voluntários, poderão utilizar apenas durante o horário de almoço.

* EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DIVERSOS – Tablets, Notebooks e Desktop só será permitida a utilização destes para assuntos relacionados à Comunidade, ficando liberados para assuntos pessoais (e-mails, facebook, pesquisas e outros) após os residentes estarem repousando.

* TROCA DE PLANTÃO – toda segunda-feira terá reunião de troca de plantão às 10:00hs.

* ESCALA DE FOLGA - o descumprimento dos horários de trabalho ou o descumprimento da escala de folga, será passível de advertência por escrito.

* COMPORTAMENTOS E POSTURA :

* Terminologia e Vocabulário: a CPNC não interna e sim “ACOLHE” pessoas com problemas com álcool e outras drogas que alteram a mente e o humor. Portanto todos que aderirem “voluntariamente” ao nosso Programa de Tratamento, passa a ser “Residente” de nossa Comunidade e deverá ser tratado como tal.

Gírias, Dialetos, Vocabulários e Trejeitos resultantes da adicção ativa, só servem na adicção ativa, portanto lembre-se: ofereceremos um Programa de Tratamento que resulta em uma Nova Maneira de Viver no qual estas posturas não fazem parte. Todos colaboradores devem ser exemplos de gentileza, paciência, serenidade, compaixão, responsabilidade, educação e disciplina.

* Jamais se comprometa com o que não possa cumprir, se comprometeu ? Cumpra !

* Como profissionais devemos ter a capacidade de ponderar que atitudes negativas por parte dos residentes, quase sempre é no fundo um pedido de ajuda e não uma afronta pessoal.

Mantenha sua Serenidade, caso a situação fuja do controle PEÇA AJUDA. Não tente resolver conflitos utilizando dos mesmos comportamentos que o residente.

* Como Colaboradores todos estão e deverão estar sempre com o propósito de “SERVIR” aos nossos residentes. Desta forma serão os residentes sempre os primeiros a se alimentarem, tomarem banho e dormirem. Todo e qualquer comportamento inadequado apresentado por “qualquer” dos Colaboradores e Voluntários deverá ser apresentado imediatamente para a coordenação e também em reunião de equipe, sempre com o intuito de melhorarmos a nós mesmos para que possamos oferecer mais qualidade aos nossos residentes.

* Jamais devemos nos esquecer de que como seres humanos, todos nós temos limitações e consequentemente somos passíveis de erros, no entanto disputas pessoais, intrigas, vaidade, ego, fofoca, irão nos desviar do nosso propósito primordial que é aplicar o Programa de Tratamento da Comunidade Psicossomática Nova Consciência, oferecendo acolhimento, tratamento, respeito, disciplina, amor e principalmente devolvendo a Esperança de uma vida em Recuperação aos seus residentes, livre de qualquer substância química que altere a mente e o humor e aos familiares devolver o filho, o pai, o irmão, o marido, enfim, ao mundo um ser humano melhor.

Para tanto devemos sempre nos lembrar de colocarmos os princípios espirituais do programa de 12 Passos acima de nossas personalidades.

* A melhor forma de ensinarmos é através do exemplo.

* E por fim

 

“ Conheça todas as teorias,

domine todas as técnicas,

Mas ao tocar uma alma

humana, seja apenas outra alma humana.”

Carl Jung